Pessoas com deficiência, roupa e autoestima:

Quando a (falta de) representatividade toca os afetos

Autores

  • Vanessa dos Santos da Conceição Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Salete de Souza Nery Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7723-2243

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51957

Palavras-chave:

Deficiência, Autoestima, Roupa, Representatividade, Afetos

Resumo

Esse artigo discute a relação entre imagem social, autoimagem e autoestima a partir da relação entre a pessoa com deficiência, a roupa e a questão da representatividade. Uma imagem social e autoimagem negativas impactam a percepção a respeito do que se pode usar, quando e onde, podendo gerar sentimentos de inadequação e vergonha. Tais sentimentos se acentuam na medida em que não se encontra ou se encontram poucas referências positivas nas quais é possível se apoiar (representatividade), como ocorre com as pessoas com deficiência. Uma vez que depoimentos publicados nas redes sociais apresentaram a relação com a roupa como um tema recorrente, investigamos o projeto de resistência #pcdsnacapa, que reconstrói capas de revistas, mas com pessoas com deficiência como personagens centrais. O que pudemos perceber é a agência de pessoas na busca por representatividade e mudança na imagem social e autoimagem e o lugar que a roupa desempenha nesse processo como instrumento não apenas de expressão de si, mas também de reconstrução de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos da Conceição, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vanessa dos Santos da Conceição é Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integra o grupo de pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB). Bolsista Capes.

Maria Salete de Souza Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Salete Nery é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde é credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). É credenciada também junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGMLS/UESB). É doutora em Ciências Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB).

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Conceição, V. dos S. da ., & Nery, M. S. de S. . (2023). Pessoas com deficiência, roupa e autoestima:: Quando a (falta de) representatividade toca os afetos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 108–133. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51957

Edição

Seção

Artigos