A pornografia consumida pelas mulheres

usos e Gratificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.49790

Palavras-chave:

Pornografia, Usos e Gratificações, Estudo de Recepção, Mulheres, Teoria Fundamentada em Dados

Resumo

A internet e a domesticação da pornografia abriram um importante espaço para que o gênero pudesse ser consumido cronicamente pelas mulheres, sobretudo, em função dos mais recentes movimentos que privilegiam a perspectiva das preferências, do prazer e da estética feminina na pornografia. Da profusão dessa nova dinâmica e da consolidação de um público alvo cativo, surgiu nosso interesse sobre o entendimento dos “Usos e Gratificações” da pornografia pelas mulheres. Nossa investigação aqui desvelada é um estudo indutivo-qualitativo abordado pela Teoria Fundamentada em dados (TFD) ou Grounded Theory, que privilegiou os motivos, usos e gratificações do consumo da pornografia pelas mulheres. Com a condução de 13 entrevistas em profundidade, descrevemos aqui dois dos principais motivos para a recepção desse produto, 1. Aconselhamento e aprendizagem e 2. Gerenciamento do Humor. Com o exame dedutivo dos conceitos surgidos dos dados substantivos, formulamos nossa hipótese teórica do fenômeno de interesse.

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Biografia do Autor

Raquel Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe UFS, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutora pela Universidade Nova de Lisboa com sanduíche na Universidade de Leeds, Inglaterra (2011), e pós-doutora pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017). Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, trabalhando com os temas das Teorias da Comunicação, Pesquisa Aplicada, Estudos da Audiência e Recepção, Comunicação e Saúde, Ética e Legislação Publicitária, Planejamento e Comunicação Integrada. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo. Dentre diversos artigos e capítulos de livros, publicou dois livros, Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de Audiência e Consumo, editora EDISE (EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 10/2014 - PROGRAMA DE AUXÍLIO AO PESQUISADOR PARA PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS); e Casos do Cotidiano: o discurso da Publicidade em Revista, pela editora UFS (EDITAL 001∕2019 PROGRAMA EDITORIAL DA UFS), ambos resultados de editais de financiamento com conselho editorial. Foi pesquisadora do CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa, é pesquisadora do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e coordena o RECEPCOM - Grupo de estudos da produção e recepção Midiática UFS∕CNPq

Marília Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Ferreira, R., & Santos, M. S. (2022). A pornografia consumida pelas mulheres : usos e Gratificações. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 177–198. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.49790

Edição

Seção

Artigos