A saúde da população LGBTQIA+ durante a pandemia da Covid-19

Revisão sistemática e análise de redes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49100

Palavras-chave:

Acesso à Saúde. Covid-19. LGBTQIA . Pandemia.

Resumo

A pandemia da Covid-19 obrigou os países a reorganizarem suas verbas e serviços de saúde para atender as milhares de demandas por atendimento. Apesar das doenças contagiosas serem atravessadas por questões de gênero e sexualidade, as medidas de enfrentamento não levaram em consideração as particularidades dos diferentes grupos, como da população LGBTQIA+. Nesse sentido, objetivou-se discutir os impactos da pandemia sobre o acesso aos serviços de saúde e a saúde física e mental desta população, a partir de uma revisão sistemática da literatura e análise de redes dos estudos extraídos das bases de dados WoS e PubMed. Os resultados foram divididos em três seções: “Particularidades e acesso aos serviços de saúde”; “Sintomas psiquiátricos, sofrimento psíquico e uso de substâncias psicoativas: estudos por país”; e “Análise de redes”. Identificou-se maior número de estudos em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá, e apenas dois estudos que incluem o Brasil. Verificou-se que, além da pandemia potencializar as barreiras de acesso aos serviços de saúde, aumentou a vulnerabilidade frente à infecção por coronavírus, os índices de sofrimento psíquico e transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, e do uso de substâncias lícitas e ilícitas, além de acarretar a fragilização dos vínculos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluza Sott Bender, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra em Desenvolvimento Regional. Mestranda em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul.  Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós-Graduação em Saúde Mental. Pós-Graduação em Psicologia Social. Pós-graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. Psicóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2012.

Michele Kremer Sott, UNISINOS

Doutoranda em Administração pela Unisinos. Mestre em Engenharia de Software pela Universidad del Quindío. Mestre em Sistemas e Processos Industriais e graduada em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Isadora Ferretti Gonçalves, UNISC

Pós-Graduanda em Urgência, Emergência e Intensivismo, na modalidade residência multiprofissional, no Hospital Santa Cruz (2021/2023). Psicóloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul (2020/02). 

Suelen Machado de Freitas, UNISC

Pós-graduada em Psicologia Hospitalar pela Unisc. Pós-graduanda em Psicologia do Puerpério. Psicóloga.

Eduardo Steindorf Saraiva, UNISC

Psicólogo, Doutor em Ciências Humanas, Professor do Departamento de Ciências da Saúde e do PPG em Psicologia da UNISC. 

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Bender, M. S., Sott, M. K. ., Gonçalves, I. . F., Freitas, S. M. de ., & Saraiva, E. S. . (2022). A saúde da população LGBTQIA+ durante a pandemia da Covid-19: Revisão sistemática e análise de redes. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 166–203. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49100

Edição

Seção

Dossiê