A saúde da população LGBTQIA+ durante a pandemia da Covid-19
Revisão sistemática e análise de redes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.49100Palabras clave:
Acesso à Saúde. Covid-19. LGBTQIA . Pandemia.Resumen
A pandemia da Covid-19 obrigou os países a reorganizarem suas verbas e serviços de saúde para atender as milhares de demandas por atendimento. Apesar das doenças contagiosas serem atravessadas por questões de gênero e sexualidade, as medidas de enfrentamento não levaram em consideração as particularidades dos diferentes grupos, como da população LGBTQIA+. Nesse sentido, objetivou-se discutir os impactos da pandemia sobre o acesso aos serviços de saúde e a saúde física e mental desta população, a partir de uma revisão sistemática da literatura e análise de redes dos estudos extraídos das bases de dados WoS e PubMed. Os resultados foram divididos em três seções: “Particularidades e acesso aos serviços de saúde”; “Sintomas psiquiátricos, sofrimento psíquico e uso de substâncias psicoativas: estudos por país”; e “Análise de redes”. Identificou-se maior número de estudos em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá, e apenas dois estudos que incluem o Brasil. Verificou-se que, além da pandemia potencializar as barreiras de acesso aos serviços de saúde, aumentou a vulnerabilidade frente à infecção por coronavírus, os índices de sofrimento psíquico e transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, e do uso de substâncias lícitas e ilícitas, além de acarretar a fragilização dos vínculos sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.