Atravessamentos que constituem a compreensão da infertilidade em homens:

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48791

Palavras-chave:

Saúde sexual e reprodutiva, Infertilidade, Infertilidade em homens, masculinidade

Resumo

A infertilidade tem sido considerada um problema de saúde pública e condição enfrentada por diversas pessoas no mundo. A presente revisão teve como objetivo investigar os fatores: estilo de vida, modelos de masculinidades e atenção à saúde sexual e reprodutiva de homens com infertilidade. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de 24 artigos científicos revisados por pares. Os resultados foram organizados a partir de três categorias de análise: interferências de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida na infertilidade em homens; impactos do modelo de masculinidade hegemônica em homens inférteis; problemas enfrentados na atenção à saúde sexual e reprodutiva de homens. Tais resultados indicam o quanto a infertilidade em homens ainda é compreendida por uma visão biologicista e médica, atravessada por mitos e estereótipos. As masculinidades interferem nas representações sociais sobre a infertilidade em homens, a qual primeiramente é vista como ligada às mulheres e não aos homens. Os serviços de saúde ainda possuem barreiras no que se refere ao atendimento no campo da saúde sexual e reprodutiva de homens, particularmente porque os homens ainda apresentam resistência para cuidar de sua saúde preventivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flavia de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen (URI-FW), integrante do Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM).

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda, Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM).

Adriane Roso, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em Comunicação (UFSM) e em Psicologia Social (Harvard University), Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), Graduada em Psicologia (UNISINOS). Professora Associada III (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenadora do Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Souza, A. F. de ., Souza, J. G. de ., & Roso, A. . (2022). Atravessamentos que constituem a compreensão da infertilidade em homens: : Uma revisão integrativa. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 234–264. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48791

Edição

Seção

Dossiê