Atravessamentos que constituem a compreensão da infertilidade em homens:
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.48791Palavras-chave:
Saúde sexual e reprodutiva, Infertilidade, Infertilidade em homens, masculinidadeResumo
A infertilidade tem sido considerada um problema de saúde pública e condição enfrentada por diversas pessoas no mundo. A presente revisão teve como objetivo investigar os fatores: estilo de vida, modelos de masculinidades e atenção à saúde sexual e reprodutiva de homens com infertilidade. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de 24 artigos científicos revisados por pares. Os resultados foram organizados a partir de três categorias de análise: interferências de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida na infertilidade em homens; impactos do modelo de masculinidade hegemônica em homens inférteis; problemas enfrentados na atenção à saúde sexual e reprodutiva de homens. Tais resultados indicam o quanto a infertilidade em homens ainda é compreendida por uma visão biologicista e médica, atravessada por mitos e estereótipos. As masculinidades interferem nas representações sociais sobre a infertilidade em homens, a qual primeiramente é vista como ligada às mulheres e não aos homens. Os serviços de saúde ainda possuem barreiras no que se refere ao atendimento no campo da saúde sexual e reprodutiva de homens, particularmente porque os homens ainda apresentam resistência para cuidar de sua saúde preventivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.