Os homens e a lógica masculina:

pedagogias de gênero em vídeos do youtuber Felipe Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.48241

Palavras-chave:

Gênero, Discursos, YouTube, Felipe Neto, Pedagogias Culturais

Resumo

O artigo apresenta uma parte das análises construídas em uma pesquisa de mestrado em educação, a qual se propôs a problematizar discursos de gênero e sexualidade em vídeos do youtuber Felipe Neto, veiculados em seu canal no YouTube. Fazendo uma seleção entre as análises, optou-se por apresentar discussões a partir de dois dos vídeos que constituem o corpus da pesquisa. Neles, o youtuber aciona estratégias humorísticas, com fins de divertimento do público, para apresentar cenas que conduzem a modos de ser homem na cultura, perpassando noções como o ‘hetero tops’, o ‘homem engraçadinho’, o ‘homem prático’, a partir da ideia naturalizada de ‘lógica masculina’. As análises tomaram os vídeos como artefatos culturais, cujas pedagogias de gênero atuam na constituição de sujeitos, interpelando-os a posicionarem-se frente ao audiovisual, aliando-se às suas representações ou refutando-as. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Priscila Gonçalves dos Santos, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Pedagoga. Mestra em Educação. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual de educação de Minas Gerais. 

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED).

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Santos, M. P. G. dos ., & Castro, R. P. de. (2022). Os homens e a lógica masculina:: pedagogias de gênero em vídeos do youtuber Felipe Neto. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 134–156. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.48241

Edição

Seção

Artigos