Hombres y la 'lógica masculina'
pedagogías de género en videos del youtuber Felipe Neto
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.48241Palabras clave:
género, discursos, YouTube, Felipe Neto, pedagogías culturalesResumen
El artículo presenta una parte de los análisis construidos en una investigación de maestría en educación, que propuso problematizar los discursos de género y sexualidad en videos del youtuber Felipe Neto, difundidos en su canal de YouTube. Haciendo una selección entre los análisis, se optó por presentar discusiones a partir de dos de los videos que constituyen el corpus de la investigación. En ellos, el youtuber activa estrategias humorísticas, con el objetivo de entretener a la audiencia, para presentar escenas que conducen a formas de ser hombre en la cultura, permeando nociones como el hetero tops, el hombre divertido, el hombre práctico, desde lo naturalizado. idea de logica masculina. Los análisis tomaron los videos como artefactos culturales, cuyas pedagogías de género actúan en la constitución de sujetos, interpelándolos a posicionarse frente al audiovisual, aliándose con sus representaciones o refutándolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.