Vivência de mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica

Autores

  • Laís Antunes Wilhelm Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-6708-821X
  • Heloisa Marques de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana Lectícia Beraldi Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2730-7331
  • Elaine Lutz Martins Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Ginecologia, Normas de gênero, Saúde da Mulher

Resumo

Objetivo: conhecer a vivência de mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com 47 mulheres cis lésbicas. A coleta de dados aconteceu de setembro a dezembro de 2020, por meio de questionário semiestruturado online via google forms®. A captação das participantes ocorreu pela técnica bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo, sendo elaboradas duas categorias: “Vivências das mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica” e “Condutas dos profissionais de saúde durante a consulta ginecológica”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 4.338.421. Resultados: na consulta ginecológica as mulheres cis lésbicas apresentaram medo, discriminação, preconceitos, assédio e violências, incluindo a física. Nesse sentido, tiveram preferência por atendimento com profissionais mulheres e maior satisfação quando consultadas pela equipe de enfermagem. As práticas cisheteronormativas são predominantes e apontadas como condutas negativas pelos profissionais de saúde. Conclusão: Essas vivências durante a consulta ginecológica têm como consequência a descontinuidade do cuidado em saúde, aumentando o risco e vulnerabilidade de mulheres cis lésbicas. É fundamental esta reflexão para a construção de estratégias de cuidado que contemplem o acesso universal à saúde e ao direito sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório Interdisciplinar em Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – AFRODITE, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Heloisa Marques de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Membro do Laboratório Interdisciplinar em Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – AFRODITE, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana Lectícia Beraldi, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Laboratório Interdisciplinar em Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – AFRODITE, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Antunes Wilhelm, L. ., Andrade, H. M. de ., Beraldi, M. L. ., & Martins, E. L. . (2021). Vivência de mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica . Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(3), 148–175. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/46852

Edição

Seção

Dossiê