Vivência de mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica
Palabras clave:
Minorias Sexuais e de Gênero, Ginecologia, Normas de gênero, Saúde da MulherResumen
Objetivo: conhecer a vivência de mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com 47 mulheres cis lésbicas. A coleta de dados aconteceu de setembro a dezembro de 2020, por meio de questionário semiestruturado online via google forms®. A captação das participantes ocorreu pela técnica bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo, sendo elaboradas duas categorias: “Vivências das mulheres cis lésbicas durante a consulta ginecológica” e “Condutas dos profissionais de saúde durante a consulta ginecológica”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 4.338.421. Resultados: na consulta ginecológica as mulheres cis lésbicas apresentaram medo, discriminação, preconceitos, assédio e violências, incluindo a física. Nesse sentido, tiveram preferência por atendimento com profissionais mulheres e maior satisfação quando consultadas pela equipe de enfermagem. As práticas cisheteronormativas são predominantes e apontadas como condutas negativas pelos profissionais de saúde. Conclusão: Essas vivências durante a consulta ginecológica têm como consequência a descontinuidade do cuidado em saúde, aumentando o risco e vulnerabilidade de mulheres cis lésbicas. É fundamental esta reflexão para a construção de estratégias de cuidado que contemplem o acesso universal à saúde e ao direito sexual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.