Instrumentalização política e econômica da sexualidade:

uma ferramenta de hegemonia de classe, à luz da teoria de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.38858

Palavras-chave:

Biopoder, Sexo, Sexualidade, Degenerescência, Corpo

Resumo

Este estudo tem como objeto a possível instrumentalização da sexualidade à luz de interesses políticos e econômicos, a partir da consideração da teoria de Michel Foucault. Trata-se de um artigo que tem como objetivo contribuir com elucidações, considerando-se a seguinte pergunta problema: em que medida a sexualidade pode ser considerada um instrumento político e econômico hegemônico de uma classe social sobre as outras, a partir de Michel Foucault? Para respondê-la, inicialmente, analisou-se os mecanismos de poder centrados na vida, tratando-se do Poder Disciplinar, Biopolítica das Populações e da era do Biopoder, conceitos chaves na teoria do filósofo em análise. Em um segundo momento, centralizou-se a discussão sobre as relações de poder no âmbito do sexo, analisando as interações com este, principalmente, a partir da exposição do chamado dispositivo de sexualidade. Por fim, passou-se a analisar a possível instrumentalização da sexualidade por uma determinada classe, à luz de conceitos fundamentais em Foucault, como maximização da vida e Teoria da degenerescência, possibilitando a reflexão sobre a instrumentalização política e econômica da sexualidade, a partir de um viés hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Augusto Galeão de Azevedo, Universidade Federal do Mato Grosso

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia; Pós-doutorando em Direito - Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Direito - Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Direito - Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA); Especialista em Direito Civil - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Especializando em Direito Homoafetivo e Gênero - Universidade de Santa Cecília (UNISANTA);Advogado (OAB/MT 26.888-B).

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Azevedo, T. A. G. de. (2022). Instrumentalização política e econômica da sexualidade: : uma ferramenta de hegemonia de classe, à luz da teoria de Michel Foucault. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 6–33. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.38858

Edição

Seção

Artigos