Ações a partir do PROEXT/MEC na UFSC: Impactos das oficinas em escolas públicas, indígenas e quilombolas na ampliação do acesso à Universidade Pública

Autores

  • Clarissa Rocha de Melo UFSC
  • Maria Octavia Nóbrega Costa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.36211

Palavras-chave:

Extensão universitária, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Indígenas, Quilombolas.

Resumo

Este artigo produto de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida por Melo, que contou com apoio da graduanda Nóbrega Costa, em iniciação científica. Apresentamos aqui a avaliação de oficinas realizadas em comunidades indígenas, quilombolas e em escolas da rede pública do entorno de Florianópolis, desenvolvidas no âmbito do  PROEXT/MEC/SECADI, de 2012 a 2015.. Destarte,  o presente artigo pretende trazer um panorama dos resultados dessas oficinas, partindo de uma contextualização pelas demandas das Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina em direção a reflexões sobre como esses programas de extensão contribuíram para o contexto atual de inclusão de acadêmicos indígenas, quilombolas e da rede pública nesta Universidade.. Finalmente, apontamos para importância da extensão universitária como um pilar básico para todas as ciências, sendo produtora de relações e de redes distintas. É nesse caminho da Antropologia em extensão que se pode pensar em uma Antropologia interessada politicamente com os sujeitos que ela estuda, “comprometida”, apoiando-se, ainda, na indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

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Biografia do Autor

Clarissa Rocha de Melo, UFSC

Pós-Doutoranda em Antropologia social, especialista em Etnologia indígena, com ênfase em Ensino Superior, Antropologia da Educação, Conhecimentos indígenas e Políticas Públicas.

Maria Octavia Nóbrega Costa, UFSC

Graduanda em Antropologia - UFSC.

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

de Melo, C. R., & Costa, M. O. N. (2020). Ações a partir do PROEXT/MEC na UFSC: Impactos das oficinas em escolas públicas, indígenas e quilombolas na ampliação do acesso à Universidade Pública. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 249–272. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.36211

Edição

Seção

Dossiê