Direitos Humanos, Antropologia e Educação: revisitando o passado e avançando na caminhada por uma educação antidiscriminatória

Autores

  • Miriam Pillar Grossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandra Eliza Vieira Alencar Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.36207

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Antropologia, Educação

Resumo

Este dossiê tem por objetivo apresentar resultados do projeto Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades, financiado pelo Edital 38/2017 - Educação em Direitos Humanos da CAPES em parceria com a Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), extinta no governo Bolsonaro, em 2019.

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Biografia do Autor

Miriam Pillar Grossi, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Atual Presidente da ANPOCS - Associação Nacional de Pó-graduação em Ciências Sociais (2019/2020). Coordenadora Geral do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC. Ocupou a cátedra Ruth Cardoso junto à Columbia University de janeiro a maio de 2017, com apoio da Fulbright/CAPES. Doutora em Anthropologie Sociale et Culturelle - Universite de Paris V (1988), com estágios pós-doutorais no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France (1996/1998), na University of California-Berkeley e EHESS (2009/2010). Atua nos Programas de Pós-graduação em Antropologia Social e Interdisciplinar em Ciências Humanas e nos cursos de graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFSC. Coordenadora geral do Congresso Mundial de Antropologia (18th IUAES World Congress) realizado de 16 a 20 de julho de 2018 em Florianópolis. Foi vice-presidente da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences 2013-2018), Presidente da ABA - Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2004/2006), representante da Área de Antropologia na CAPES e da Grande área de Humanas no CTC da CAPES (triênio 2001/2004), Professora visitante nas Universidades de Brasilia (1995), Universidad de Chile (2003), EHESS- França (2008) e ISCTE - Portugal (2009). Editora da Revista Estudos Feministas (1999/2001) e membro de conselhos editoriais de revistas no campo dos estudos de gênero e antropologia. Desenvolve pesquisas sobre Politicas Publicas sobre Gênero e Diversidades, História das mulheres antropológas, Metodologias qualitativas de pesquisa e sobre Educação.Coordenadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) onde são desenvolvidas pesquisas no campo das teorias queer e feminista sobre os temas de violências contra mulheres e lesbo-trans-homofobia; identidades, parentalidades e conjugalidads LGBTTT; arte homoerótica; amor; gênero e sexualidade na escola; religiões e sexualidades;politicas públicas e moviimentos feministas e LGBTTT.

Alexandra Eliza Vieira Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Antropologia da UFSC e do Instituto Estadual de Educação (IEE). Realizou Estágio Pós-Doutoral 2018/2019 com bolsa CAPES/SECADI.


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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Grossi, M. P., & Alencar, A. E. V. (2020). Direitos Humanos, Antropologia e Educação: revisitando o passado e avançando na caminhada por uma educação antidiscriminatória. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 148–153. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.36207

Edição

Seção

Dossiê