Avaliação de uma Política Pública voltada à Diversidade: a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC

Autores

  • Clarissa Rocha de Melo PPGAS-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35870

Palavras-chave:

Licenciatura Intercultural Indígena, Políticas Públicas, Conhecimentos Indígenas, Educação Superior.

Resumo

Neste artigo apresentamos um panorama dos resultados da pesquisa de avaliação de uma política pública específica, a Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina. Partindo de uma contextualização a respeito das demandas pelo ensino superior indígena, abarcamos reflexões sobre o modo como a Licenciatura Intercultural contribuiu para o contexto atual de inclusão e permanência de acadêmicos indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem-se o intuito de mostrar – a partir dos dados levantados durante a pesquisa – que a formação Superior vem somar à luta pela demarcação de Terras Indígenas e à gestão dos Territórios Indígenas. É uma ferramenta central de acesso aos seus direitos e aos conhecimentos oriundos da sociedade hegemônica na tentativa de um diálogo intercultural, mesmo que ainda existam desencontros entre os processos de aprendizagem indígenas e os modos de conhecer presentes na universidade.

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Biografia do Autor

Clarissa Rocha de Melo, PPGAS-UFSC

Pós-Doutoranda em Antropologia social, especialista em Etnologia indígena, com ênfase em Ensino Superior, Antropologia da Educação, Conhecimentos indígenas e Políticas Públicas.

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

de Melo, C. R. (2020). Avaliação de uma Política Pública voltada à Diversidade: a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 229–248. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35870

Edição

Seção

Dossiê