A Política do Nome Social na UFSC: reflexões sobre inclusão e cidadania

Autores

  • Claudia Lazcano Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35868

Palavras-chave:

Nome Social, Políticas Públicas, Trans-Cidadania, Inclusão, Direitos Humanos.

Resumo

O artigo se propõe reconstruir/percorrer a trajetória de criação e implementação da política do nome social para pessoas trans na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a década de 2010, bem como analisar seus principais impactos para as pessoas trans e a instituição. Analisam-se, para isso, os sentidos que são tecidos em torno dessa política, assim como as principais dificuldades que ela ainda enfrenta, reconstruindo-se os percursos e campos de disputa pelos quais tem transitado. Para alcançar os objetivos, procede-se à recompilação e à análise de investigações e de documentos relativos ao processo de formulação e implementação das resoluções normativas que asseguram esse direito na UFSC, assim como artigos a esse respeito publicados pelas primeiras pessoas trans a estudar nessa Universidade. Através do cruzamento desses dados e informações, recupera-se parte da memória histórica da luta e participação na formulação e/ou na avaliação das resoluções sobre o nome social na UFSC e discute-se a potência subversiva do uso do nome social frente ao ritual estatal de controle dos corpos e/ou de apagamento deles no espaço público. Finalmente, reflete-se sobre a política como um mecanismo de inclusão e permanência nos espaços institucionais, mas também como um posicionamento político-ativista, uma forma de resistência e de garantia da trans-cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lazcano, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) vinculada ao Núcleo Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil) e Master en Estudos de Gênero pela Universidad de la Habana (UO, Cuba).

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Lazcano, C. (2020). A Política do Nome Social na UFSC: reflexões sobre inclusão e cidadania. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 154–180. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35868

Edição

Seção

Dossiê