A Imagem de Marielle Franco na Arte Urbana: grafites e pichações como imagens-mundo de resistência transnacional

Autores

  • Manoel Rufino David de Oliveira Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-3604-086X
  • Vitória de Oliveira Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34961

Palavras-chave:

Marielle Franco, Arte de rua, Grafite de protesto, Resistência transnacional

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como a imagem de Marielle Franco articulada através da arte de rua se constitui em uma resistência contra a naturalização do sofrimento negro em uma perspectiva transnacional. Para isso, foi realizada um breve histórico da vida e morte de Marielle Franco, para depois apontar como sua imagem e nome se reproduziram pelo Brasil e mundo através do grafite de protesto, tornando-se uma imagem-mundo. Em seguida, foram apresentadas reflexões sobre as disputas de território travadas contra as intervenções artísticas da imagem de Marielle Franco. Ao final, concluiu-se que a imagem de Marielle se disseminou pelo mundo enquanto uma forma de resistência transnacional do povo negro, das mulheres e das pessoas LGBT e de diversos outros marcadores de diferença, mobilização política que questiona e traz à baila a naturalização da violência física e simbólica contra essas populações sob uma perspectiva global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Rufino David de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa "Dispositivos Normativos e Marginalizações Sociais". Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa "Grupos vulneráveis e suas interfaces com a bioética e o biodireito". Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor substituto vinculado ao Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor universitário na Faculdade Faci Devry Belém e na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Advogado com experiência prática na área de direitos humanos, direito das pessoas com deficiência, direito das mulheres e direito das pessoas LGBT.

Vitória de Oliveira Monteiro, Universidade Federal do Pará

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA), na linha de pesquisa "Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos". Especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).  Pesquisadora no Centro de Estudos sobre Instituições e Dispositivos Punitivos (CESIP). Membra do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM). Advogada criminalista.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

de Oliveira, M. R. D., & de Oliveira Monteiro, V. (2020). A Imagem de Marielle Franco na Arte Urbana: grafites e pichações como imagens-mundo de resistência transnacional. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 231–249. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34961

Edição

Seção

Dossiê