A Imagem de Marielle Franco na Arte Urbana: grafites e pichações como imagens-mundo de resistência transnacional
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34961Palabras clave:
Marielle Franco, Arte de rua, Grafite de protesto, Resistência transnacionalResumen
O presente estudo tem como objetivo analisar como a imagem de Marielle Franco articulada através da arte de rua se constitui em uma resistência contra a naturalização do sofrimento negro em uma perspectiva transnacional. Para isso, foi realizada um breve histórico da vida e morte de Marielle Franco, para depois apontar como sua imagem e nome se reproduziram pelo Brasil e mundo através do grafite de protesto, tornando-se uma imagem-mundo. Em seguida, foram apresentadas reflexões sobre as disputas de território travadas contra as intervenções artísticas da imagem de Marielle Franco. Ao final, concluiu-se que a imagem de Marielle se disseminou pelo mundo enquanto uma forma de resistência transnacional do povo negro, das mulheres e das pessoas LGBT e de diversos outros marcadores de diferença, mobilização política que questiona e traz à baila a naturalização da violência física e simbólica contra essas populações sob uma perspectiva global.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.