O que você faz com os seus privilégios?: Entrevista com Duda Salabert

Autores

  • Carlos Henrique de Brito Furquim Universidade Federal de Ouro Preto
  • Érica Alessandra Fernandes Aniceto IFMG
  • Gláucia do Carmo Xavier IFMG
  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis IFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31921

Palavras-chave:

Gênero, Identidade de Gênero, Educação

Resumo

Para aprofundar a temática sobre transexualidade, nosso dossiê presenteia os leitores com a entrevista de Duda Salabert - primeira candidata trans ao senado -, concedida ao GEALI. A entrevista ocorreu em dezembro de 2018, ao final da VII Jornada do GEALI. Durante a conversa, Duda fala sobre a necessidade de a escola tornar-se plural e emancipada, contemplando a diversidade e livrando-se das amarras do militarismo, propõe reflexões sobre questões relacionadas à transexualidade e explica como se deu o processo de fundação do Transvest, cursinho pré-vestibular fundado por ela e que tem como objetivo dar a oportunidade a transexuais, travestis e transgêneros de conquistarem uma vaga nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Brito Furquim, Universidade Federal de Ouro Preto

O pesquisador é graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela UFOP e também é mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição. Desenvolve pesquisa no campo da Linguística Aplicada sobre performances raciais e sexuais em suplementos literários do jornal Lampião da Esquina. Possui interesse nos seguintes temas: Relações Étnico-raciais e de Gênero/Sexualidades, com ênfase no ensino de Língua Materna e Literatura; Literatura Infanto-Juvenil com personagens negros; Literatura Negra-brasileira; Literatura Homoerótica.

Érica Alessandra Fernandes Aniceto, IFMG

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas, mestre em Linguística Aplicada pela UFV e graduada em Letras pela UFOP. Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto, atuando nos ensinos Médio e superior. Desenvolve pesquisa nas áreas de construção de identidade por alunos de EJA, narrativas de resistência e letramento acadêmico. Autora do livro “A linguagem do gueto: construção de identidades por estudantes jovens e adultos”. É líder do grupo de estudos Geali.

Gláucia do Carmo Xavier, IFMG

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG) e mestre em Educação (PUC-MG). Realizou estágio de pós-doutorado na área da Sintaxe Gerativa, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFF). Possui duas especializações na área da Psicopedagogia e licenciou-se em Letras (UNI-BH). É professora efetiva do IFMG, onde atua desde o Ensino Médio ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. É líder do grupo de estudos GEALI.

Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis, IFMG

A professora e pesquisadora Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis é graduada em Letras pela UFSJ e Pedagogia pela UFOP, possui mestrado em Letras e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, atuando no Ensino Médio Técnico Integrado e Subsequente e, também, na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas ligadas à área de Análise do Discurso, sobretudo voltadas à Teoria Semiolinguística, à narrativa de vida e a argumentação.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Furquim, C. H. de B., Aniceto, Érica A. F., Xavier, G. do C., & Reis, P. J. F. M. (2019). O que você faz com os seus privilégios?: Entrevista com Duda Salabert. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 35–43. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31921