A Pesquisa Identitária e o Sujeito que Pesquisa

Autores

  • Carlos Henrique de Brito Furquim Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31914

Palavras-chave:

Pesquisa Identitária, Lampião da Esquina, Linguística Aplicada Crítica

Resumo

O presente ensaio revisita o sujeito descentralizado em Stuart Hall e Judith Butller ao unir em suas reflexões o olhar queer a partir de uma discussão que perpassa a relação entre Linguagem e Identidade, e o olhar da branquitude incomodada, uma vez que ao trabalhar com a perspectiva da interseccionalidade é possível investigar melhor a relação entre os eixos de gênero, sexualidade, raça, etnia, por exemplo, a partir do que nos é apresentado no percurso de uma investigação científica. Tendo o princípio de que a pesquisa identitária tem o poder de cura, este breve texto apresenta inquietações do percurso inicial de uma pesquisa em andamento. Sendo assim, o autor, ao escrever o texto, coloca-se também como protagonista da investigação identitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Brito Furquim, Universidade Federal de Ouro Preto

O pesquisador é graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela UFOP e também é mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição. Desenvolve pesquisa no campo da Linguística Aplicada sobre performances raciais e sexuais em suplementos literários do jornal Lampião da Esquina. Possui interesse nos seguintes temas: Relações Étnico-raciais e de Gênero/Sexualidades, com ênfase no ensino de Língua Materna e Literatura; Literatura Infanto-Juvenil com personagens negros; Literatura Negra-brasileira; Literatura Homoerótica.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Furquim, C. H. de B. (2019). A Pesquisa Identitária e o Sujeito que Pesquisa. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 11–23. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31914