Construção de memórias sobre um serviço de referência no atendimento às mulheres em situação de violência e aborto legal no Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30605

Palavras-chave:

serviços de aborto legal, violência sexual, aborto legal, Saúde da mulher, violência contra as mulheres

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar informações sobre a história e funcionamento de um serviço especializado no atendimento as mulheres em situação de violência e realização do aborto legal no Nordeste brasileiro. Para tanto, foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com profissionais de saúde que atuam nesse serviço. Como resultado, construímos uma sistematização composta por três eixos: 1) História do serviço contada a partir da vivência dos profissionais; 2) Funcionamento do serviço; 3) Atendimento as mulheres que demandam pelo aborto previsto em lei. Com este estudo, foi possível refletir sobre o potencial dos serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência e aborto legal como instrumento de garantia do direito das mulheres em casos de estupro, na medida em que a existência de profissionais especializados e comprometidos com a temática e de um espaço próprio para realização dos procedimentos fortalece as estratégias de atenção integral e humanizada para as mulheres que demandam por essa atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Keila Jeremias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades-GEMA/UFPE.

Jorge Lyra, Universidade Federal de Pernambuco

Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É um dos fundadores do Instituto Papai; Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela UFPE (1993), mestre em Psicologia Social pela PUCSP (1997) e doutor em Ciências (Saúde Pública) pela FIOCRUZ/ CPqAM/ NESC, com estágio de doutorando no exterior (PDDE/Capes) na Universidad Autonoma de Barcelona (2008). Líder do grupo de pesquisas do CNPq Gênero e masculinidades - Gema/UFPE. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia Social e Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: feminismos, teorias de gênero, homens e masculinidades, paternidades, juventudes, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, análise de políticas e movimentos sociais, saúde mental, racismo e desigualdades raciais.

Arles Monaliza Rodrigues Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades GEMA/UFPE.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

da Silva, J. K. J., Lyra, J., & Nascimento, A. M. R. (2019). Construção de memórias sobre um serviço de referência no atendimento às mulheres em situação de violência e aborto legal no Nordeste brasileiro. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(3), 98–114. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30605

Edição

Seção

Dossiê