Solidariedade e Resistência LGBTQ+: análise da obra “Ética Marica”, de Paco Vidarte

Autores

  • Matheus dos Santos da Silveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29433

Palavras-chave:

Análise Literária, Ética Marica, Paco Vidarte, Solidariedade, Resistência

Resumo

O presente ensaio apresenta uma análise sobre a obra Ética Marica, último livro escrito pelo autor espanhol Paco Vidarte, identificando os mecanismos de solidariedade e resistência LGBTQ+ . Suas contribuições são fundamentais para problematizar as violências e encontrar formas de resistências. Entende-se que pessoas pertencentes à comunidade LGBTQ+ encontram diversas resistências, opressões, dentro de um conjunto maior de tensionamentos existentes na sociedade internacional ocidental contemporânea, na qual, diversas lógicas de repressão se fazem presentes e em constante replicação. Estratégias foram e são pensadas a fim de reforçar a luta por direitos, experiências, pelo ser LGBTQ+. A academia, nesse sentido, tem, dentre outros papéis, conferido voz a estes discursos silenciados, propulsionando debates que possam transformar, de alguma forma, a realidade como ela é. Vidarte foi um dos porta-vozes dessa perspectiva, ao, em suas obras, problematizar os sistemas opressores existentes na sociedade, não apenas espanhola, sendo reconhecido como um dos primeiros a inserir os estudos queer na academia. Enquanto pontos principais encontrados na obra, a solidariedade não apenas entre a comunidade LGBTQ+ mas entre todos aqueles que sofrem algum tipo de opressão, é necessária para o fortalecimento da resistência frente às estruturas de intolerância existentes. Para Vidarte, seria a partir da construção de uma solidariedade antissistema, que se preocupasse com o humano, que seria possível o desenvolvimento de uma ética marica. A análise literária, dessa forma, pode contribuir para a maior compreensão de temas como o do ativismo LGBTQ+ em suas mais variadas vertentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus dos Santos da Silveira, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Relações Internacionais (UNAMA). Mestrando em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC/UFPA). Graduando em Psicologia (UFPA). Integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED-UFPA), onde atua como pesquisador. Possui experiência em pesquisas relacionadas à Psicologia do Desenvolvimento Humano. Membro da Liga Acadêmica Paraense de Saúde Mental (LAPASME). Possui interesse nas áreas de: Estudos sobre o Desenvolvimento Humano, Estudos sobre Gênero e Sexualidade, Saúde Mental e Coletiva, Saúde Internacional, Direitos Humanos, Estudos sobre a América Latina.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Silveira, M. dos S. da. (2020). Solidariedade e Resistência LGBTQ+: análise da obra “Ética Marica”, de Paco Vidarte. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 125–135. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29433

Edição

Seção

Ensaios