Apesar de tudo, sucesso total! Ser mulher negra na política brasileira, a trajetória de Célia Sacramento

Autores

  • Shirlei Santos de Jesus Silva Universidade Federal da Bahia
  • Bárbara Elcimar dos Reis Alves Brasil
  • Felipe Bruno Martins Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.29322

Palavras-chave:

Mulheres, Partidos Políticos, Brasil, Eleições 2018, Feminismo

Resumo

Em 2018 Célia Sacramento foi candidata a governadora da Bahia pela REDE Sustentabilidade. A entrevista, acompanhada por sua filha, foi realizada no dia 5 de dezembro de 2018 na Sala de Arte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), espaço que costuma ser um ambiente reservado. No entanto, tivemos que mudar de lugar pois no momento do encontro a sala estava barulhenta e com grande trânsito de pessoas. Assim, decidimos seguir para uma sala no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC), onde encontramos uma sala vazia e com ar-condicionado, dando à entrevista a tranquilidade e conforto necessários. Montamos o Notebook, testamos o áudio e como ficaria a gravação final, e após tudo acertado, iniciamos a entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Santos de Jesus Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismos no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher/UFBA, na linha de pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdades; licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia; pesquisadora do GIRA - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação, tem como áreas de interesse em pesquisa as questões de Gênero e Raça, Interseccionalidade, Subalternidade e Decolonialidade. Partindo desse interesse e paixão, integra hoje o Bando de Teatro Olodum, referência em Teatro Negro na Bahia, trazendo um teatro político e reflexivo sobre as questões de Raça, Gênero e Diversidade, para o palco.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Silva, S. S. de J., Alves, B. E. dos R., & Fernandes, F. B. M. (2019). Apesar de tudo, sucesso total! Ser mulher negra na política brasileira, a trajetória de Célia Sacramento. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(4), 200–229. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i4.29322

Edição

Seção

Entrevistas