Para um futuro de igualdade na América Latina, o direito de decidir

Autores

  • Marcelle Cristine De Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29074

Palavras-chave:

aborto, igualdade de gênero, América Latina

Resumo

Este ensaio discute a criminalização do aborto como um dos grandes obstáculos para o pleno exercício da cidadania pelas mulheres na América Latina. A partir de revisão bibliográfica e de casos discutidos recentemente no Judiciário e Legislativo de países da Região, mostra o porquê a legalização do aborto é um tema emergente para garantir a igualdade de gênero em nossas sociedades. O texto ainda enumera os impactos da criminalização da prática na saúde pública, na economia e na vida de 97% das mulheres latino-americanas. Por fim, o ensaio aponta conquistas e caminhos já traçados em países da Região como forma de pensar um futuro de mudanças na América Latina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Cristine De Souza, Universidade de São Paulo

Jornalista, mestra e doutoranda no PROLAM-USP (Programa de Pós-graduação Interunidades Integração da América Latina da Universidade de São Paulo). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

De Souza, M. C. (2020). Para um futuro de igualdade na América Latina, o direito de decidir. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 84–101. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29074

Edição

Seção

Ensaios