Para um futuro de igualdade na América Latina, o direito de decidir

Autores/as

  • Marcelle Cristine De Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29074

Palabras clave:

aborto, igualdade de gênero, América Latina

Resumen

Este ensaio discute a criminalização do aborto como um dos grandes obstáculos para o pleno exercício da cidadania pelas mulheres na América Latina. A partir de revisão bibliográfica e de casos discutidos recentemente no Judiciário e Legislativo de países da Região, mostra o porquê a legalização do aborto é um tema emergente para garantir a igualdade de gênero em nossas sociedades. O texto ainda enumera os impactos da criminalização da prática na saúde pública, na economia e na vida de 97% das mulheres latino-americanas. Por fim, o ensaio aponta conquistas e caminhos já traçados em países da Região como forma de pensar um futuro de mudanças na América Latina. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelle Cristine De Souza, Universidade de São Paulo

Jornalista, mestra e doutoranda no PROLAM-USP (Programa de Pós-graduação Interunidades Integração da América Latina da Universidade de São Paulo). Bolsista Capes.

Publicado

2020-04-16

Cómo citar

De Souza, M. C. (2020). Para um futuro de igualdade na América Latina, o direito de decidir. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 84–101. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.29074

Número

Sección

Ensaios