Pânico Moral e a Abordagem de Gênero nas Escolas

Autores

  • Regina Rodrigues Costa

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.28811

Palavras-chave:

Gênero, Escola sem Partido, diversidade

Resumo

O presente trabalho faz uma construção histórica dos reflexos sociais que desencadearam o pânico moral à abordagem de gênero nas escolas brasileiras, com o objetivo de analisar os fatores que motivaram os projetos de lei que tentam censurar tais conteúdos dos currículos escolares. Para isso, adotamos como marco os desdobramentos decorrentes desde o lançamento do programa Brasil sem Homofobia em 2004, onde analisamos suas intenções e ações. Outro marco abordado é a divulgação do Caderno Escola sem Homofobia, que culmina no atual ataque as discussões de gênero na escola, que se expressa através da propositura de diversos projetos de lei que objetivam proibir a adoção da temática nas instituições de ensino. Além disso, analisamos qual a real importância da discussão de gênero no ambiente escolar e os argumentos contrários a essa temática. Por fim, o trabalho reafirma a necessidade de defender uma educação voltada ao respeito às diferenças e a promoção da dignidade da pessoa humana, sem ceder aos preceitos patriarcais, morais e religiosos.

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Biografia do Autor

Regina Rodrigues Costa

Bacharela em Direito – UFPB; Pós-Graduanda em Direito Homoafetivo e de Gênero – UNISANTA; Mestranda em Direitos Humanos-PPGDH/UFPE

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Costa, R. R. (2019). Pânico Moral e a Abordagem de Gênero nas Escolas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(3), 53–66. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.28811

Edição

Seção

Ensaios