Pânico Moral e a Abordagem de Gênero nas Escolas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.28811Keywords:
Gênero, Escola sem Partido, diversidadeAbstract
O presente trabalho faz uma construção histórica dos reflexos sociais que desencadearam o pânico moral à abordagem de gênero nas escolas brasileiras, com o objetivo de analisar os fatores que motivaram os projetos de lei que tentam censurar tais conteúdos dos currículos escolares. Para isso, adotamos como marco os desdobramentos decorrentes desde o lançamento do programa Brasil sem Homofobia em 2004, onde analisamos suas intenções e ações. Outro marco abordado é a divulgação do Caderno Escola sem Homofobia, que culmina no atual ataque as discussões de gênero na escola, que se expressa através da propositura de diversos projetos de lei que objetivam proibir a adoção da temática nas instituições de ensino. Além disso, analisamos qual a real importância da discussão de gênero no ambiente escolar e os argumentos contrários a essa temática. Por fim, o trabalho reafirma a necessidade de defender uma educação voltada ao respeito às diferenças e a promoção da dignidade da pessoa humana, sem ceder aos preceitos patriarcais, morais e religiosos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.