Vidas Negras Importam! Um estudo sobre os indicadores sociais da mortalidade materna de mulheres negras na Paraíba

Autores

  • Alessandra Gomes de Souza Mendes UFPB
  • Gabriela Nogueira Eduardo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.27817

Palavras-chave:

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, Saúde da população negra, Mortalidade materna.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre a Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra como ferramenta para enfrentamento das iniquidades raciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, levantou-se um questionamento: Como se apresentam os indicadores de mortalidade materna com recorte de cor? Para tanto, fizemos um levantamento dos óbitos com recorte de cor, escolaridade, estado civil, idade e causa de morte por Código de Identificação da Doença (CID) capitulo IV (doenças endócrinas e nutricionais) no Estado da Paraíba durante o período de 2003 a 2013.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Gomes de Souza Mendes, UFPB

ALESSANDRA GOMES DE SOUZA MENDES

Assistente social, Técnica do Núcleo de vigilância epidemiológica do Hospital Regional de Sousa-PB. Especialista em gestão de políticas públicas de gênero e raça. (UFPB) 

Gabriela Nogueira Eduardo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

GABRIELA NOGUEIRA EDUARDO

Assistente Social e professora universitária (FACHUSST), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

 

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Mendes, A. G. de S., & Eduardo, G. N. (2020). Vidas Negras Importam! Um estudo sobre os indicadores sociais da mortalidade materna de mulheres negras na Paraíba. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 69–83. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.27817

Edição

Seção

Artigos