Vidas Negras Importam! Um estudo sobre os indicadores sociais da mortalidade materna de mulheres negras na Paraíba

Autores/as

  • Alessandra Gomes de Souza Mendes UFPB
  • Gabriela Nogueira Eduardo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.27817

Palabras clave:

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, Saúde da população negra, Mortalidade materna.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre a Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra como ferramenta para enfrentamento das iniquidades raciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, levantou-se um questionamento: Como se apresentam os indicadores de mortalidade materna com recorte de cor? Para tanto, fizemos um levantamento dos óbitos com recorte de cor, escolaridade, estado civil, idade e causa de morte por Código de Identificação da Doença (CID) capitulo IV (doenças endócrinas e nutricionais) no Estado da Paraíba durante o período de 2003 a 2013.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Gomes de Souza Mendes, UFPB

ALESSANDRA GOMES DE SOUZA MENDES

Assistente social, Técnica do Núcleo de vigilância epidemiológica do Hospital Regional de Sousa-PB. Especialista em gestão de políticas públicas de gênero e raça. (UFPB) 

Gabriela Nogueira Eduardo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

GABRIELA NOGUEIRA EDUARDO

Assistente Social e professora universitária (FACHUSST), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

 

Publicado

2020-04-16

Cómo citar

Mendes, A. G. de S., & Eduardo, G. N. (2020). Vidas Negras Importam! Um estudo sobre os indicadores sociais da mortalidade materna de mulheres negras na Paraíba. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(1), 69–83. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i1.27817

Número

Sección

Artigos