Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal: um olhar “de dentro para fora”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27573

Palavras-chave:

Profissionalização, pós-construtivismo, grupo de estudo, didática da alfabetização

Resumo

Diante de altos índices de analfabetismo, principalmente no que se refere a alunos oriundos de classes populares, em torno de 50% ao final de três anos de estudos, ou seja, crianças aos 8 anos de idade, nosso questionamento se direciona para a necessidade de mudança em busca da qualidade na educação no Ensino Fundamental, prioritariamente nas escolas públicas. Sendo assim, esse relato de experiência objetiva abordar aspectos estruturais da formação e as interferências no processo de aprendizagem dos professores ao ensinarem seus alunos, chegando, ao final de cada ano letivo, a índices de 100% de alfabetização em suas turmas. Nosso estudo apresenta o relato de profissionais pertencentes ao Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal que, composto por professoras vinculadas à Secretaria de Educação do Distrito Federal, ao longo de 13 anos, vem construindo uma trajetória de profissionalização enquanto alfabetizadoras. Utilizam-se da proposta didático-pedagógica pós-construtivista, que tem como ponto de partida, o princípio da igualdade das inteligências e o processo psicogenético de cada aluno, dentro de um Campo Conceitual de conhecimentos relacionados à leitura e à escrita. Comprovamos a formação de professores alfabetizadores, junto à proposta didático-pedagógica pós-construtivista, como uma opção na busca da melhoria e da democratização das aprendizagens, uma vez que possuem uma trajetória bem sucedida de alfabetização em turmas de classes populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ândrea de Queiroz Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Alfabetizadora da SEEDF e do Geempa - NEGEDF

Carla Borba da Rocha

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília

Pós-graduada em coorddenação pedagógica pela Universidade de Baasília

Yone Martins Medeiros Marques

Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Alfabetizadora da SEEDF e do Geempa - NEGEDF

Nair Cristina da Silva Tuboiti

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, bolsista CAPES. Professora Alfabetizadora da SEEDF. Formadora do Geempa e Coordenadora do NEGEDF.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Oliveira, Ândrea de Q., da Rocha, C. B., Medeiros Marques, Y. M., & Tuboiti, N. C. da S. (2018). Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal: um olhar “de dentro para fora”. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 166–176. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27573

Edição

Seção

Dossiê