Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal: um olhar “de dentro para fora”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27573

Palabras clave:

Profissionalização, pós-construtivismo, grupo de estudo, didática da alfabetização

Resumen

Diante de altos índices de analfabetismo, principalmente no que se refere a alunos oriundos de classes populares, em torno de 50% ao final de três anos de estudos, ou seja, crianças aos 8 anos de idade, nosso questionamento se direciona para a necessidade de mudança em busca da qualidade na educação no Ensino Fundamental, prioritariamente nas escolas públicas. Sendo assim, esse relato de experiência objetiva abordar aspectos estruturais da formação e as interferências no processo de aprendizagem dos professores ao ensinarem seus alunos, chegando, ao final de cada ano letivo, a índices de 100% de alfabetização em suas turmas. Nosso estudo apresenta o relato de profissionais pertencentes ao Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal que, composto por professoras vinculadas à Secretaria de Educação do Distrito Federal, ao longo de 13 anos, vem construindo uma trajetória de profissionalização enquanto alfabetizadoras. Utilizam-se da proposta didático-pedagógica pós-construtivista, que tem como ponto de partida, o princípio da igualdade das inteligências e o processo psicogenético de cada aluno, dentro de um Campo Conceitual de conhecimentos relacionados à leitura e à escrita. Comprovamos a formação de professores alfabetizadores, junto à proposta didático-pedagógica pós-construtivista, como uma opção na busca da melhoria e da democratização das aprendizagens, uma vez que possuem uma trajetória bem sucedida de alfabetização em turmas de classes populares.

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Biografía del autor/a

Ândrea de Queiroz Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Alfabetizadora da SEEDF e do Geempa - NEGEDF

Carla Borba da Rocha

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília

Pós-graduada em coorddenação pedagógica pela Universidade de Baasília

Yone Martins Medeiros Marques

Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Alfabetizadora da SEEDF e do Geempa - NEGEDF

Nair Cristina da Silva Tuboiti

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, bolsista CAPES. Professora Alfabetizadora da SEEDF. Formadora do Geempa e Coordenadora do NEGEDF.

Publicado

2018-09-14

Cómo citar

Oliveira, Ândrea de Q., da Rocha, C. B., Medeiros Marques, Y. M., & Tuboiti, N. C. da S. (2018). Núcleo de Estudo Geempiano do Distrito Federal: um olhar “de dentro para fora”. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 166–176. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.27573

Número

Sección

Dossiê