(Inter) AÇÕES AFIRMATIVAS: Formação de professores para a decolonização do conhecimento

Autores

  • Jessica Santana Bruno Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0001-5561-8105
  • Cláudio Orlando Costa do Nascimento Universidade Federal da Bahia/ Universidade Federal do recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26172

Palavras-chave:

Decolonização do conhecimento, Universidade, Ações afirmativas.

Resumo

O diálogo aqui proposto visa discutir os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica e as vinculações dessa realidade à formação dos indivíduos de grupos sociais historicamente marginalizados (negras/os, indígenas, oriundas/os de bairros periféricos, pequenas cidades do interior) que atualmente estão acessando as Universidades a partir das políticas e ações afirmativas. A nova realidade dessas Instituições evidencia a necessidade de estratégias de formação que atendam as necessidades de transformação, que altere suas ações de maneira a acolher e afiliar essas/esses novas/os estudantes. Nesse sentido, este estudo apresenta abordagens de caminhos epistemológicos apontados por intelectuais engajados nos movimentos de transformações sociais, visando contribuir para a construção de processos formativos emancipatórios, a partir das teorias decoloniais que refletem as continuidades e as descontinuidades das relações coloniais imperiais na estrutura sociocultural, com um olhar mais aprofundado para as Universidades e as epistemologias produzidas e reproduzidas nos currículos e formações nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Santana Bruno, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo do Bahia (UFRB). Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPEISU). Possui experiência nas áreas de currículo, formação, interdisciplinaridade, gênero, sexualidade e violência. Atua como professora voluntária do Curso Pré-vestibular Conexão para o Futuro, ofertado pela Associação Institucional de Defesa de direitos e Garantias Constitucionais e Infra Constitucionais da região do Recôncavo. Desenvolveu durante sua graduação trabalhos e projetos voltados para o enfrentamento da violência contra a mulher. Foi integrante bolsista do programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes- UFRB e Recôncavo em Conexão, onde desenvolveu pesquisas e produções interdisciplinares sobre currículo, formação e valorização cultural do Recôncavo.

Cláudio Orlando Costa do Nascimento, Universidade Federal da Bahia/ Universidade Federal do recôncavo da Bahia

Professor/Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Curso Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT-CECULT); Docente Permanente do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (NEAB Recôncavo-CAHL) e do Mestrado Acadêmico Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA). Doutor em Educação (Faculdade de Educação-FACED-UFBA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura FORCCULT (UFRB); Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro NEAB-Recôncavo (UFRB); e do Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto (FACED-UFBA). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; e Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Aut)Biográfica, BIOGRAPH, Brasil. Coordenador de Políticas Afirmativas (2006-2011), na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE/UFRB), Coordenador do Programa Conexões de Saberes (2007-2011); Assessoria Especial da Reitoria da UFRB para assuntos de Expansão Universitária, implantação do CECULT (2011-2013); Vice-diretor e Assessor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas-CECULT-UFRB-Santo Amaro-BA (2013-2015); Coordenador do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas -NEAB Recôncavo-CAHL(2016); Consultor Ad Hoc (2011-2016 SESu/MEC); Membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET, Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET ( 2011-2016 SESu-MEC); foi Coordenador/Formador na Gestão em Rede do Movimento de Intercâmbio Artístico-Cultural pela Cidadania - MIAC; Coordenador no Arabobô - O corpo da diversidade Festival Cultural no Ilê Axé Opó Afonjá; foi Assessor Legislativo na Câmara Municipal de Salvador; Assessor Legislativo na Assembléia Legislativa da Bahia ALBA-BA, e na Gestão Munucipal da Política de Cultura e Educação em Mutuípe-BA . Atua e produz nas áreas de Educação, Currículo e Cultura, inspirado nas abordagens (Auto) Biográficas, Multirreferenciais, Interculturais e Interdisciplinares; com ênfase em Epistemologias e Formação; Linguagens Artístico-Culturais e Tecnologias Aplicadas; Cidade, Cotidiano e Cidadania; Universidade, Diversidade, Ações Afirmativas e Educação Inter-racial.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Bruno, J. S., & Nascimento, C. O. C. do. (2018). (Inter) AÇÕES AFIRMATIVAS: Formação de professores para a decolonização do conhecimento. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(2), 41–56. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26172

Edição

Seção

Artigos