Revisitando os Estudos de Gênero: Mulheres Negras e o Pensamento Científico

Autores

  • Nathália Dothling Reis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22265

Resumo

Sabemos que o feminismo foi importante na crítica à suposta objetividade da ciência. Em trabalhos como os de Donna Haraway percebemos que por trás da neutralidade científica esconde-se o Homem. Mas se nos atentamos para as experiências de mulheres negras e críticas de intelectuais negras e descoloniais, vamos ainda mais longe. Através de autoras negras e descoloniais - como Lélia Gonzalez, bell hooks, Maria Lugones, Yuderkis Miñoso - trato de mostrar como o próprio feminismo e a categoria gênero têm apagado as experiências de mulheres “outras”; das mulheres não brancas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Dothling Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Sociais pela UFSC. Mestranda em Antropologia Social no PPGAS/UFSC. Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Antropologia Fundamental (A-Funda)/UFSC, coordenado pelo professor Dr. Márnio Teixeira Pinto e pela professora Drª Miriam Furtado Hartung. Durante a graduação foi bolsista SeCult no Núcleo de Ciências Políticas Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), coordenado pelo professor Dr. Ricardo Gaspar Muller. Foi bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Núcleo de Antropologia Social de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) no projeto 'Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos'. Esse trabalho resultou em seu TCC e foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Lévi-Strauss na modalidade B - artigo, da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na UFPB em 2016. Também foi bolsista de avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero FUNJAB/Secretaria de Política para Mulheres (SPM) no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), coordenado pela professora Drª. Miriam Pillar Grossi. Áreas de pesquisa: Antropologia Feminista, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Teoria Antropológica, Antropologia da ciência e da técnica, Educação.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Reis, N. D. (2017). Revisitando os Estudos de Gênero: Mulheres Negras e o Pensamento Científico. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 30–46. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22265

Edição

Seção

Artigos