Revisitando os Estudos de Gênero: Mulheres Negras e o Pensamento Científico

Autores/as

  • Nathália Dothling Reis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22265

Resumen

Sabemos que o feminismo foi importante na crítica à suposta objetividade da ciência. Em trabalhos como os de Donna Haraway percebemos que por trás da neutralidade científica esconde-se o Homem. Mas se nos atentamos para as experiências de mulheres negras e críticas de intelectuais negras e descoloniais, vamos ainda mais longe. Através de autoras negras e descoloniais - como Lélia Gonzalez, bell hooks, Maria Lugones, Yuderkis Miñoso - trato de mostrar como o próprio feminismo e a categoria gênero têm apagado as experiências de mulheres “outras”; das mulheres não brancas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Dothling Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Sociais pela UFSC. Mestranda em Antropologia Social no PPGAS/UFSC. Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Antropologia Fundamental (A-Funda)/UFSC, coordenado pelo professor Dr. Márnio Teixeira Pinto e pela professora Drª Miriam Furtado Hartung. Durante a graduação foi bolsista SeCult no Núcleo de Ciências Políticas Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), coordenado pelo professor Dr. Ricardo Gaspar Muller. Foi bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Núcleo de Antropologia Social de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) no projeto 'Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos'. Esse trabalho resultou em seu TCC e foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Lévi-Strauss na modalidade B - artigo, da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na UFPB em 2016. Também foi bolsista de avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero FUNJAB/Secretaria de Política para Mulheres (SPM) no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), coordenado pela professora Drª. Miriam Pillar Grossi. Áreas de pesquisa: Antropologia Feminista, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Teoria Antropológica, Antropologia da ciência e da técnica, Educação.

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Reis, N. D. (2017). Revisitando os Estudos de Gênero: Mulheres Negras e o Pensamento Científico. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 30–46. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.22265

Número

Sección

Artigos