Sufocamento dentro de um armário, pressão longe do mesmo: relato de experiência em uma escola LGBTTT

Autores

  • Renan Antônio Silva ISCTE LISBOA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v2i2.20507

Resumo

Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanar questões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, através do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Este programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBTTT e promover cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os Ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem esta população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito destas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público gay, chamada E-JOVEM. Este diário de campo tem como foco a investigação da realidade vivida pelos alunos desta escola, verificando as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia. Estas formas de proteção contribuem para o processo de construção de políticas públicas que visam a homossociabilidade de LGBTTT’s na sociedade contemporânea. As considerações finais são no sentido de os métodos utilizados nas políticas públicas devem ser reavaliados, garantindo, de forma efetiva, os direitos dos homossexuais, possibilitando a ampliação de capacidades e oportunidades de escolha, dando prioridade ao desenvolvimento humano e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Antônio Silva, ISCTE LISBOA

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Rio Claro. Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Investigação Social (CIS/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade (2015-2016). Foi bolsista (2014/2015) da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). É mestre em Desenvolvimento Regional (2014). É cientista social (2012). Foi professor bolsista na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Rio Claro, no curso de Licenciatura em Geografia. Pesquisador do Grupo de pesquisa e extensão sobre sexualidades (GSEXs) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Araraquara. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) , vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI - UNESP - São Paulo. Pesquisador do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação". Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Educação e Saúde (UNESP) . Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as relações étnico-raciais e Ações Afirmativas (UFU). Integrante do Grupo de Estudos de Desenvolvimento - GEDE - Uni - FACEF. Participante do grupo de pesquisa "Educação escolarizada a partir das idéias de Pierre Bourdieu" (UNESP). Homenageado com o Título de Cidadania Uberabense pela Câmara Municipal de Uberaba (2009) e com uma Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Orlândia (2014). Parecerista Ad Hoc de diversas revistas científicas. Membro organizador do I Encontro Educação e Subjetividade: Múltiplos Olhares da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Revisor de agência de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA). Editor adjunto da Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Consultor na Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO).Vice - editor da Revista Hominum. Membro da equipe editorial da Revista Estudos Institucionais e da Revista Bagoas (UFRN).Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação, homossexualidade, homofobia, saúde, gênero e inclusão.

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Silva, R. A. (2016). Sufocamento dentro de um armário, pressão longe do mesmo: relato de experiência em uma escola LGBTTT. Cadernos De Gênero E Diversidade, 2(2). https://doi.org/10.9771/cgd.v2i2.20507

Edição

Seção

Diários de Campo