Sufocamento dentro de um armário, pressão longe do mesmo: relato de experiência em uma escola LGBTTT
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v2i2.20507Resumo
Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanar questões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, através do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Este programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBTTT e promover cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os Ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem esta população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito destas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público gay, chamada E-JOVEM. Este diário de campo tem como foco a investigação da realidade vivida pelos alunos desta escola, verificando as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia. Estas formas de proteção contribuem para o processo de construção de políticas públicas que visam a homossociabilidade de LGBTTT’s na sociedade contemporânea. As considerações finais são no sentido de os métodos utilizados nas políticas públicas devem ser reavaliados, garantindo, de forma efetiva, os direitos dos homossexuais, possibilitando a ampliação de capacidades e oportunidades de escolha, dando prioridade ao desenvolvimento humano e social.
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