Execução Penal e População de Travestis e Mulheres Transexuais: o caso do presídio central de Porto Alegre

Autores

  • Bruna Caldieraro de Souza Faculdade Cenecista de Osório
  • Guilherme Gomes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Instituto Universitário de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v2i1.17629

Resumo

A proposta fundamental deste estudo é a de superar preconceitos enraizados na sociedade em relação à população de travestis e mulheres transexuais encarceradas, observando se seus direitos fundamentais são garantidos dentro das prisões. Toda a discussão aqui proposta toma por base duas pesquisas distintas, realizadas no âmbito de um bacharelado em Direito e de um mestrado em Serviço Social e será feita utilizando informações de uma etapa exploratória, por meio do estudo bibliográfico e documental, e uma etapa empírica, ambas tendo como cenário o Presídio Central de Porto Alegre (PCPA). Busca entre as atrizes do estudo, possíveis violações cometidas intramuros e seus impactos na singularidade da população trans privada de liberdade. Dentro destas experiências particulares, o presente artigo dispõe-se como uma ferramenta de pensamento de formas diversas para solução de possíveis conflitos entre a realidade e as leis constantes no ordenamento jurídico brasileiro. Os principais resultados desta pesquisa se descortinam em um universo de 28 pessoas trans encarceradas e tendo por referência as particularidades que as levaram à prisão, como marcadores sociais de idade, raça/etnia e classe social e suas relações com o tráfico e o chamado “mundo do crime”. O artigo observa as condições destas apenadas específicas e as ofensas aos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana, apresentando resultados relevantes no estudo de diversidade sexual e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Caldieraro de Souza, Faculdade Cenecista de Osório

Graduanda em Direito pela Faculdade Cenecista de Osório.

Guilherme Gomes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Instituto Universitário de Lisboa

Assistente social, mestre e doutorando em Serviço Social pela PUCRS e pelo ISCTE-IUL. Bolsista PDSE/CAPES – Processo n. 7441/15-0 com período sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Ética e Direitos Humanos da PUCRS e ao Núcleo de Doutorandos Latino-Americanos do ISCTE-IUL. Membro da organização Freeda: espaços de diversidade, e consultor voluntário da Política Nacional de Diversidade no Sistema Penal vinculado ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Caldieraro de Souza, B., & Gomes Ferreira, G. (2016). Execução Penal e População de Travestis e Mulheres Transexuais: o caso do presídio central de Porto Alegre. Cadernos De Gênero E Diversidade, 2(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v2i1.17629

Edição

Seção

Artigos