Beijei um garoto. eu sou gay? Caminhos para pensar adolescência e homossexualidade

Autores

  • Carlos Henrique Pereira Franco Faculdade Ruy Barbosa Devry Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13741

Resumo

O artigo parte da pergunta comumente feita por muitos adolescentes: “Beijei um garoto. Eu sou gay?”, e traz reflexões sobre o tema a partir da discussão teórica construída na pesquisa “Sexualidade e adolescência: práticas e sentidos entre adolescentes homossexuais em Salvador”, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade Ruy Barbosa Devry|Brasil, concluída em 2014. Para refletir sobre esse questionamento fez-se, inicialmente, um apanhado de alguns conceitos sobre adolescência presentes na literatura em psicologia, e um breve histórico sobre a sexualidade a partir de autores como Michel Foucault, Marilena Chauí e Luiz Mott. A revisão de literatura aponta para a construção sócio-histórica tanto da adolescência como da sexualidade, e traz a dimensão não patologizante do indivíduo, discutindo como na adolescência a homossexualidade está presente não apenas como uma “experimentação”, mas pode fazer parte da construção identitária e sexual destes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Pereira Franco, Faculdade Ruy Barbosa Devry Brasil

Graduando em Psicologia, Membro do Grupo de Trabalho em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do conselho Regional de Psicologia 3ª Região, Pesquisador no Campo de Gênero, Sexualidade e Adolescência. Foi Estagiário do Centro de Promoção e Defesa dos direitos LGBT da Bahia - Michelly Marry gomes.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Franco, C. H. P. (2015). Beijei um garoto. eu sou gay? Caminhos para pensar adolescência e homossexualidade. Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13741

Edição

Seção

Artigos