Beijei um garoto. eu sou gay? Caminhos para pensar adolescência e homossexualidade

Autores/as

  • Carlos Henrique Pereira Franco Faculdade Ruy Barbosa Devry Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13741

Resumen

O artigo parte da pergunta comumente feita por muitos adolescentes: “Beijei um garoto. Eu sou gay?”, e traz reflexões sobre o tema a partir da discussão teórica construída na pesquisa “Sexualidade e adolescência: práticas e sentidos entre adolescentes homossexuais em Salvador”, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade Ruy Barbosa Devry|Brasil, concluída em 2014. Para refletir sobre esse questionamento fez-se, inicialmente, um apanhado de alguns conceitos sobre adolescência presentes na literatura em psicologia, e um breve histórico sobre a sexualidade a partir de autores como Michel Foucault, Marilena Chauí e Luiz Mott. A revisão de literatura aponta para a construção sócio-histórica tanto da adolescência como da sexualidade, e traz a dimensão não patologizante do indivíduo, discutindo como na adolescência a homossexualidade está presente não apenas como uma “experimentação”, mas pode fazer parte da construção identitária e sexual destes sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Henrique Pereira Franco, Faculdade Ruy Barbosa Devry Brasil

Graduando em Psicologia, Membro do Grupo de Trabalho em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do conselho Regional de Psicologia 3ª Região, Pesquisador no Campo de Gênero, Sexualidade e Adolescência. Foi Estagiário do Centro de Promoção e Defesa dos direitos LGBT da Bahia - Michelly Marry gomes.

Publicado

2015-08-17

Cómo citar

Franco, C. H. P. (2015). Beijei um garoto. eu sou gay? Caminhos para pensar adolescência e homossexualidade. Cadernos De Gênero E Diversidade, 1(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13741

Número

Sección

Artigos