O MARTELO E A REVANCHE DOS PREGOS: EXAMINANDO OS CONCEITOS DE MUNDO DE HEIDEGGER E DESCARTES
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.56342Keywords:
Mundanidade; Mundo; Heidegger; Descartes; Ser e Tempo.Abstract
O artigo apresenta uma discussão centrada nos parágrafos 14 a 24 da obra Ser e Tempo, exibindo a contraposição entre os conceitos de mundo conforme apresentados na ontologia cartesiana e a fenomenologia ontológica heideggeriana, em uma discussão que é essencial para a compreensão do debate sobre o problema ser-ente, essencial para os mais recentes debates acerca do renascimento do positivismo lógico e da ciência como detentora da verdade sobre o ser. A árida exposição filosófica é temperada com o recurso a maneiras não usuais de se entender um martelo e suas possíveis funções, recorrendo à arte para apresentar um novo olhar sobre o "martelo fenomenológico".
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado