ADOLESCENTS IN CONFLICT WITH THE LAW IN THE WORK CAPTAINS OF THE SAND, BY JORGE AMADO: A STUDY OF THE INFRACTION IN THE LIGHT OF STRUCTURAL-FUNCTIONALISM THEORY
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.53503Keywords:
Direito e Literatura; Criminologia.Abstract
O presente artigo tem por analise a correlação entre direito e literatura, à luz da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado e da Teoria do Estrutural Funcionalismo de R. Merton e a subcultura delinquente de A. Cohen. Com esse intento, o referido estudo jurídico-literário do direito na literatura aborda o tratamento dado aos jovens em condições de vulnerabilidade perante a nossa sociedade brasileira, os quais, em decorrência de fatores sociais são direcionados a cometerem delitos, concomitantemente, entrando em conflito com a lei. De tal modo, por meio de pesquisa qualitativa com base em levantamento bibliográfico e dados estatísticos, pretende-se descrever o fenômeno jurídico, social e político que são absorvidos e replicados na sociedade e perceptíveis no romance, no qual o autor demonstra com maestria e sensibilidade a paralisação do Estado e as suas negligências em relação a vulnerabilidade de determinados indivíduos em uma sociedade desigual e injusta, em que pese, para essa parcela da sociedade a visibilidade revela-se, quase que exclusivamente, advinda do cometimento de delitos, em grade parte por e para a própria subsistência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado