Breves Reflexões sobre Dominação Masculina e Carnivorismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v24i26.13222Abstract
A história da humanidade é marcada, desde seus primórdios, por traços da exploração do Homem, por meio da subjugação e dispositivos de poder, de violência e de submissão. Esse fato é percebido nas relações entre os gêneros e nas relações do homem com a natureza. O uso da carne na dieta humana também é um traço histórico, que desvela esta dominação e possui conexões ligadas com a sexualidade, especialmente do homem em relação à mulher, de maneira bastante forte. O carnivorismo hoje, apesar de ser amplamente aceito na sociedade, encontra-se ultrapassado porque as possibilidades da alimentação são muito amplas, em razão da modernidade. Além disso, o direito dos animais deve ser considerado, já que anualmente, bilhões deles são abatidos para satisfazer os interesses humanos. Dessa forma, a dieta vegana, o direito dos animais, a ecologia profunda e o moderno conceito da Sustentabilidade surgem na atualidade como alternativas à matança desmedida que ocorre em todo o mundo visando o lucro, e não considerando a vida dos seres e o valor intrínseco que ela possui.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado