MARCAS DE PROVENIÊNCIA EM COLEÇÕES DOADAS À BIBLIOTECA NACIONAL
SALVADOR DE MENDONÇA E TEREZA CHRISTINA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v16i3.52315Palabras clave:
Coleções bibliográficas, Marcas de proveniência, Coleção Tereza Christina Maria, Coleção Salvador de Mendonça, Fundação Biblioteca NacionalResumen
Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre a identificação das marcas de proveniência bibliográfica em duas coleções doadas à Biblioteca Nacional no século XIX. De caráter experimental, ela objetiva identificar estas marcas nas obras doadas por D. Pedro II em 1891 e Salvador de Mendonça entre 1884 e 1890 à instituição. Uma ficha técnica foi elaborada para se reunir um conjunto de registros técnicos e fotográficos durante a análise das obras. O entendimento dos procedimentos e levantamento das marcas de proveniência bibliográfica será capaz de revelar a própria história da Biblioteca Nacional, uma vez que nesses exemplares podem conter diversos testemunhos de diferentes períodos da instituição que possam contribuir com seu reconhecimento, pertencimento e segurança.
Descargas
Citas
A BIBLIOTHECA Nacional em 1905: Catálogo de Salvador de Mendonça. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 27, p. V – 114, 1906.
BEFFA, Maria Lucia; NAPOLEONE, Luciana Maria. "Arqueologia" das coleções
bibliográficas: um exercício de identificação de bibliotecas como patrimônio cultural. In: ENCUENTRO NACIONAL DE INSTITUCIONES CON FONDOS ANTIGUOS Y RAROS, 4., 2017, Buenos Aries. Anais... Buenos Aires: Biblioteca Nacional Mariano Moreno, 2017. Disponível em: https://www.bn.gov.ar/bibliotecarios/encuentros-jornadas-seminarios/librosantiguos-y-raros/p-iv-encuentro-nacional-de-instituciones-con-fondos-antiguos-y-raros-p . Acesso em: 08 mar. 2020.
CALDEIRA, Ana Paula S. O bibliotecário perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional. Porto Alegre: EDIPUCRS; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2017.
CATALDO, Fabiano; LOUREIRO, Maria Lucia. Afinal, os objetos falam? Reflexões sobre objetos, coleções e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., Florianópolis. Anais... Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2019.
CUNHA, Lygia. O Acervo da Biblioteca Nacional, 1810-1910. In: COSTA, Luiz Antonio Severo da, et al. O Rio de Janeiro, 1900-1910. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1980. 3v., v. 2, p. 143-167.
GAMA, João Saldanha. Bibliotheca Nacional. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, p.1, 13 jun. 1884.
MORAES, Rubens Borba de. O bibliófilo aprendiz. 4. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.
SCHWARCZ, Lilia. Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
SLAIBI, Thais Helena de Almeida. Memórias dos Conservadores, Restauradores e Cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional: de 1880 a 1980. 2019. Tese (Doutorado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
VIANNA, Hélio. Doação da Biblioteca de D. Pedro II. Revista Brasileira de Cultura. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, v, 2, n. 6, p. 83-106. 1970.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.