A ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: perspectivas dos programas de pós-graduação.
Palabras clave:
Epistemologia da Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade na Ciência da Informação. Sistema de Organização da Ciência da Informação no Brasil. Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil.Resumen
Discute a interdisciplinaridade da Ciência da Informação (CI) no Brasil, no âmbito de seu processo de formação educacional em nível de pós-graduação. Discute o tema sob uma orientação sobre interdisciplinaridade, compreendida como um projeto metodológico educacional. Identifica problemas ao constatar a ausência de estudos que expõem os processos interdisciplinares dos programas de formação na área. A partir de uma abordagem epistemológica sobre interdisciplinaridade da ciência examina o tema sob três dimensões. Explicação da interdisciplinaridade da CI disponível na literatura da área desde o surgimento do primeiro curso no país; apresentação dos programas de formação em pós-graduação em CI no país e o exame dos currículos de formação do corpo docente responsável pela formação de cientistas da informação. Considera estudos sobre o tema disponível na área que sugerem o exame do tema dentro dos sistemas de organização da CI. Identifica os entendimentos possíveis sobre o tema pelos programas estudados. Apresenta cenário da formação em CI no Brasil, expresso pelos programas de pós-graduação. Identifica ausência de orientação quanto à constituição de planejamento interdisciplinar que inclua ampliações e limitações nas interações com outras disciplinas. Conclui que sem reflexão adequada há necessidade de ajustes quanto ao enfoque interdisciplinar amplamente disseminada no sistema educacional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-05-31
Cómo citar
Alentejo, E. S., & Santos, A. V. (2011). A ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: perspectivas dos programas de pós-graduação. PontodeAcesso, 5(1), 27–50. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4722
Número
Sección
Artigos