WATTPAD
LEITURA E ESCRITA NO ÂMBITO DA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v15i1/2.37642Palabras clave:
Wattpad, leitura digital, internet, disseminação da informaçãoResumen
O presente artigo versa sobre leitura e escrita digital através da plataforma Wattpad, uma das mais usadas no mundo atualmente para publicar e ler obras originais. Tem por objetivos demonstrar o que vem a ser o Wattpad e os usos dessa plataforma, debruçando-se sobre conceitos de leitura e escrita, através de pesquisa bibliográfica com uso de instrumentos de pesquisa quantitativa. Através da análise dos dados obtidos, percebeu-se as principais preferências dos usuários do Wattpad, seus hábitos de leitura e escrita on-line e a possibilidade do incentivo à leitura e escrita no meio digital, criando assim mais leitores e escritores no ambiente em que a sociedade mais investe seu tempo: na internet.
Descargas
Citas
ARRUDA, Anderson Matheus Alves; SILVA, Caroline de Oliveira; ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos. Aplicativo de autopublicação: o Wattpad. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, n. 3, p. 3-10, set./dez. 2014.
BRUST, Fábio Rücker. A prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Produção Editorial), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena (org.). “O que é ser alfabetizado e letrado?”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 18-23.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. 2. ed. 1. reimpr. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 77-107.
CONTRERAS, Dawn Julie Ann J. et al. The “wattyfever”: Constructs of Wattpad Readers on Wattpad role in their lives. Lpu Laguna Journal Of Arts And Sciences Communication
Research, Laguna, Filipinas, v. 2, n. 1, p. 308-327, Sept. 2015.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 107-116.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. 16. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2011.
PECOSKIE, Jen; HILL, Heather. Beyond traditional publishing models: An examination of the relationships between authors, readers, and publishers. Journal of Documentation,
Ontário, Canadá, v. 71, 2015.
PE BENITO, M. V. 10 things students do with their tablets. Tempo, [s. l.], 2013.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2017.
VIRGINIO, Rennam; NICOLAU, Marcos. A autopublicação de livros digitais no Brasil: novas perspectivas para autores independentes. Revista Veredas, Pernambuco, v. 7, n. 1, p. 92-107, 2014.
WATTPAD. About. [S. l.: s. l.], 2021. Disponível em: https://company.wattpad.com/. Acesso em: 07 nov. 2021.
WATTPAD. Help a center. [S. l.: s. l.], 2020. Disponível em: https://support.wattpad.com/hc/en-us/requests/new. Acesso em: 13 abr. 2018.
WATTPAD. The Wattys 2017. [S. l.: s. l.], 2017. Disponível em: http://wattys.wattpad.com/. Acesso em: 13 abr. 2018.
ZAPPONE, Mirian H. Y. Fanfics – um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 29-33, abr./jun. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PontodeAcesso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.