O MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO E A UFBA: DEZ ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Autores

  • Davilene Souza Santos Universidade Federal da Bahia
  • Flávia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Movimento de Acesso Aberto. Repositório Institucional. Universidade Federal da Bahia.

Resumo

Este artigo visa homenagear e divulgar os dez anos de implantação do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, completados em 2020, bem como, mapear as produções acadêmicas e científicas realizadas sobre o repositório, seja como objeto de estudo, ou como base para fontes de informação na realização de diversas pesquisas. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa, o levantamento possui natureza descritiva, no qual procura descrever o Movimento de Acesso Aberto no cenário internacional, até a sua chegada ao Brasil, através do Manifesto de acesso livre à informação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em 2005. A implantação do repositório foi fruto dos estudos elaborados pela Doutora Flávia Rosa entre os anos de 2008 e 2010, com defesa de tese em 2011. O presente levantamento revela que o repositório tem se consolidado como uma importante fonte de informação, para a produção de dissertações e artigos científicos, assim como, tem sido objeto de estudo para inúmeros pesquisadores. Nesses dez anos de existência o repositório conta com mais de 30 mil trabalhos disponibilizados em acesso aberto, com potencial para alavancar a visibilidade das pesquisas, dos pesquisadores e da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davilene Souza Santos, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2007). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdades Integradas Olga Mettig-FAMETTIG (2011). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Bahia, lotada na Superintendência de Tecnologia da Informação - STI. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (PPGEISU/UFBA)

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia, responsável pela implantação do Repositório Institucional da UFBA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, e diretora de comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação cientifica e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação cientifica, acesso aberto, universidade, atividade editorial, acesso à informação e editoração.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Santos, D. S., & Rosa, F. G. M. G. (2021). O MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO E A UFBA: DEZ ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL. PontodeAcesso, 14(1), 97–116. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/36682

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)