PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA A SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - ESTUDO REALIZADO COM ESTAGIÁRIOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM FLORIANÓPOLIS

Autores/as

  • Francisco das Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Mara do Nascimento UFSC

Palabras clave:

Estágio não-obrigatório, Estágio remunerado, Aprendizado prático.

Resumen

Aborda as percepções que estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) têm sobre a contribuição do estágio remunerado realizado em Instituições de Ensino Superior sediadas em Florianópolis para sua formação. O referencial de análise foi constituído pela construção social e pelo processo social, duas teorias do campo da sociologia, que sistematizam os fenômenos relacionados ao desenvolvimento da realidade social cotidiana e o desenvolvimento sócio-histórico das civilizações. A coleta de dados envolveu alunos do Curso de biblioteconomia da UFSC, matriculados nas 6ª e 7ª fases no segundo semestre de 2008. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Para a análise dos discursos obtidos foi empregada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado indica a percepção de que os estágios remunerados contribuem para o aperfeiçoamento do aluno.

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Biografía del autor/a

Francisco das Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Mestre em Biblioteconomia; Doutor em Educação. Professor Associado II. Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina. Lider do Grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade

Sandra Mara do Nascimento, UFSC

Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC, 2009.

Publicado

2009-12-22

Cómo citar

Souza, F. das C. de, & Nascimento, S. M. do. (2009). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA A SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - ESTUDO REALIZADO COM ESTAGIÁRIOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM FLORIANÓPOLIS. PontodeAcesso, 3(3), 356–384. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3617

Número

Sección

Artigos