O LETRAMENTO DIGITAL: UM NOVO DESAFIO ACADÊMICO PARA O ARQUIVISTA

Autores/as

  • Carlos Eugênio da Silva Neto Universidade Estadual da Paraíba
  • Janecely Silveira de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • João Wandemberg Gonçalves Maciel UFPB

Palabras clave:

Arquivista, Letramento digital, TIC. Informação

Resumen

Ao longo do desenvolvimento da humanidade, os avanços tecnológicos sempre foram os agentes causadores das mudanças nos mais distintos campos de atividades. O crescimento informacional está transformando a sociedade e o arquivista não pode ficar alienado a esse processo. Com o surgimento dos documentos digitais, e consequentemente, as automações dos arquivos, nasce a necessidade dos arquivistas adquirirem habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio e ao aprendizado das ferramentas e dos suportes de acesso a informações digitais. O presente estudo visa discutir a inserção do letramento digital na formação acadêmica do arquivista no cenário do século XXI no âmbito das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Dominar o processo de letramento digital é, portanto, uma necessidade elementar para os arquivistas. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que contribuem para futuras reflexões acerca do novo perfil do profissional arquivista, com enfoque especial ao impacto das tecnologias na formação do arquivista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-22

Cómo citar

Silva Neto, C. E. da, de Lima, J. S., & Maciel, J. W. G. (2009). O LETRAMENTO DIGITAL: UM NOVO DESAFIO ACADÊMICO PARA O ARQUIVISTA. PontodeAcesso, 3(3), 385–406. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3595

Número

Sección

Artigos