UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Palabras clave:
Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Informação, Conhecimento,Resumen
Ressalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-22
Cómo citar
Pinheiro, E. G., & Silva, A. K. A. da. (2009). UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 3(3), 240–257. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3581
Número
Sección
Artigos