BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Autores/as

  • Claudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo
  • Márcia Regina Silva Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Leitura Hipertextual. Biblioteca Escolar. Bibliotecário

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Docente do curso de Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia.

Márcia Regina Silva, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Docente do curso de Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia.

Publicado

2016-04-19

Cómo citar

Castro Filho, C. M., & Silva, M. R. (2016). BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES. PontodeAcesso, 10(1), 2–13. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007

Número

Sección

Artigos