BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Authors

  • Claudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo
  • Márcia Regina Silva Universidade de São Paulo

Keywords:

Leitura Hipertextual. Biblioteca Escolar. Bibliotecário

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Docente do curso de Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia.

Márcia Regina Silva, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Docente do curso de Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia.

Published

2016-04-19

How to Cite

Castro Filho, C. M., & Silva, M. R. (2016). BREVES REFLEXÕES SOBRE A LEITURA HIPERTEXTUAL NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES. PontodeAcesso, 10(1), 2–13. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007

Issue

Section

Artigos