MEYRIAT, FOSKETT E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35222Keywords:
Documento, Documentação, Competência em Informação.Abstract
O trabalho efetua uma revisão das contribuições teóricas de Jean Meyriat, que concebe e enfatiza a atuação do usuário da informação no sistema técnico social da informação, concebendo o documento numa perspectiva dialética, interativa e dinâmica, e de Foskett sobre os sistemas formais de comunicação do conhecimento, nas quais o usuário tem papel preponderante. A formação deste usuário proposto por Meyriat exige uma perspectiva pedagógica também interacionista quese associaao conceito de competência em informação,entendida de modo geral, como a capacidade de reconhecer quando a informação é necessária, ter a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação e preservá-la para reutilização futura, conceito proposto pela American Library Association e pela UNESCO, através de uma abordagem epistemológica e pedagógica de caráter interacionista e crítica. A partir desta triangulação aborda criticamente a perspectiva pedagógica do aprender a aprender naquilo que ela tem de redução do sujeito usuário da informação ao individualismo competitivo e hierarquizante, o que favorece o encrudescimento da exclusão que contraria os próprios princípios norteadores da Competência em Informação e dos conceitos de Documento e Documentação. Propõe a concepção pedagógica numa perspectiva emancipatória, fazendo avançar o ensino e a aprendizagem na direção democrática de um usuário solidário que ativa o documento utilizando suas capacidades cognitivas plenamente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-03-17
How to Cite
Jesus, J. M. de, & Alves, F. M. M. (2020). MEYRIAT, FOSKETT E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 13(3), 115–127. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35222
Issue
Section
Convergências em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação
License
Copyright (c) 2020 PontodeAcesso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.